Lar Cidades Agrodefesa realiza capacitação sobre o Serviço de Inspeção Municipal para gestores e servidores de prefeituras goianas
Cidades

Agrodefesa realiza capacitação sobre o Serviço de Inspeção Municipal para gestores e servidores de prefeituras goianas

Durante a capacitação, gestores e servidores municipais de Goiás e Mato Grosso participaram de palestras e troca de experiências para o estabelecimento do SIM e fortalecimento da economia local

Fotos ComSet Agrodefesa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou capacitação em inspeção de produtos de origem animal dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), na sede da Agência em Goiânia. O evento contou com mais de 60 participantes, entre eles Secretários Municipais de Agricultura e representantes de 16 municípios goianos e Alto Araguaia do Mato Grosso. O evento orientou quanto aos ritos para a implementação do serviço e apresentou apoio aos municípios, como também escutou as demandas apresentadas por município presente e sua fase de experiência para o estabelecimento do SIM.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Augusto Amaral, o gerente de Inspeção, Paulo Viana e a gerente de Educação Sanitária Telma Gonzaga, além de fiscais da gerência de inspeção e integrantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa).

O diretor de Defesa Agropecuária ressaltou os esforços que vêm sendo efetuados para o estabelecimento do Serviço de Inspeção Municipal em Goiás, “Pretendemos enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com o objetivo de dar o fomento e as condições necessárias para a estruturação do SIM em todo o estado, atendendo o maior número de cidades”, afirmou. “A nossa missão é levar à população a importância do cuidado que se deve ter na aquisição de um alimento, em especial de origem animal”, reforçou acerca da importância da inspeção.

Conforme o gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana, a capacitação é uma forma de fortalecer o serviço nas prefeituras, assim trabalhando para contribuir com a economia do estado, “Nessa capacitação vamos abordar desde visão técnica até como trazer a formalidade do SIM ao pequeno produtor, agricultura familiar e agroindústrias”, pontuou. “A Agrodefesa quer apoiar os municípios não somente hoje durante a capacitação, como também estar de portas abertas para todos os servidores municipais que precisam de instrução”, afirmou também a gerente de Educação Sanitária.

Capacitação

A capacitação ocorreu durante os dias 02 e 03 de maio, abordou a implementação do SIM no município, Apresentação dos processos administrativos do Serviço de Inspeção, (Autuação de processo, registro, rotulagem e procedimentos de inspeção, inspeção em estabelecimentos de leite e derivados, a inspeção em estabelecimentos de carnes e derivados, inspeção em estabelecimentos de ovos, mel e pescados, E-SISBI e plano de trabalho MAPA em palestras ministradas por servidores da Agrodefesa e convidados. Além de ser um espaço de troca de experiências em que cada representante de município pôde apresentar sua demanda quanto ao SIM e discutir as práticas para resolução.

O chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, André Brandão, que é ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), abordou o E-SISBI e a adesão do SIM, ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), “A importância da adesão dos SIM’s ao Suasa é a facilitação da inserção dos produtos no mercado formal – local, regional e nacional e, especialmente, o mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outras compras governamentais”, reforçou o convidado.

A fiscal estadual agropecuário, Flávia Borges, ministrou a palestra sobre A inspeção em estabelecimentos de ovos, mel e pescados, e ressaltou a importância do estabelecimento do SIM nas cidades de Goiás, “O Serviço de Inspeção além de fortalecer a economia, pequenos produtores e agroindústrias e contribui para a saúde pública coibindo o consumo de alimentos impróprios”, explicou.

SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), faz parte do SUASA, este padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Desse modo, os produtos regulares no SIM de um município com habilitação no Sisbi, podem ser comercializados para o todo o território nacional.

Em Goiás, apenas Rio Verde e Jataí conquistaram esta adesão, para instruir os participantes da capacitação sobre como conquistar essa habilitação, Cinthia Yukico dos Santos, servidora do SIM de Rio Verde, abordou o assunto como também, os processos administrativos do Serviço de Inspeção e Autuação de processos, registros, rotulagem e procedimento de inspeção.

Ademais, também pontuou acerca da importância das análises laboratoriais para a manutenção do serviço de inspeção, “Em Rio Verde, inauguraremos o Laboratório seguindo o escopo determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para atender não só o município como também as regiões próximas”, explicou. Nesse sentido, contribuindo para que as cidades que estão distantes de Goiânia também

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cidades

Filho de Zagallo é acusado de estupro pela ex-cuidadora do pai

Última atualização 17/05/2024 | 17:16 Mário César Zagallo, filho de Mário Jorge...

Cidades

Quem é Vanderlan Cardoso, que vai disputar para prefeito de Goiânia nas Eleições 2024

Empresário e dono de comércios do ramo alimentício, parlamentar possui vasta trajetória...

Cidades

Álbum Sessão solene em homenagem aos profissionais da educação

Álbum Sessão solene em homenagem aos profissionais da educação | Portal da...

Cidades

‘Motorista de aplicativo’ é preso em Goiânia por fazer transportes, mas não de pessoas

Agentes teriam seguido o suspeito durante “trabalho” e conseguiram confirmar que ele...