Vanessa Lopes revela problemas graves de saúde causados por uso de cigarro eletrônico

A influenciadora digital e ex-participante do BBB, Vanessa Lopes, de 24 anos, voltou a ser assunto nas redes sociais após fazer um desabafo sincero sobre os impactos negativos do uso de cigarros eletrônicos em sua saúde.

Em um vídeo publicado no TikTok, Vanessa relatou que foi diagnosticada com um calo nas pregas vocais, além de desenvolver pneumonia, bronquite e ter sua asma agravada, tudo em decorrência do uso prolongado de vapes. A situação se agravou a ponto de um fonoaudiólogo alertá-la sobre o risco real de perder a voz.

“Um certo dia, meu médico virou pra mim e falou: ‘Você vai perder sua voz’. E eu falei: ‘Oi?’. E ele: ‘Não é só a voz cantada, é a falada também’”, contou a influenciadora. Diante do alerta, ela decidiu abandonar o cigarro eletrônico. “Cortei o vape da minha vida. Não foi tão fácil quanto parece. Eu adoro falar, então, não tinha cogitação. Fiz de tudo.”

Apesar dos esforços com tratamentos para reduzir a inflamação, a lesão não regrediu, e Vanessa precisou passar por cirurgia. Desde então, está em processo contínuo de recuperação, realizando sessões de fonoaudiologia e aulas de canto. “Já se passaram dois anos desde a cirurgia e ainda estou nesse processo de reabilitação vocal”, revelou.

Ao ser questionada sobre como conseguiu superar o vício, Vanessa foi direta: “Eu tenho uma pergunta para você: você gosta de falar? De respirar? Gosta de viver? Ou gosta mais de fumar vape? Quando pensar que pode perder tudo isso por causa dele, você decide”.

Ela ainda destacou a dificuldade enfrentada durante o processo de abstinência: “A abstinência é bizarra, dói muito. Psicológica e fisicamente. Mas dói mais um dia descobrir que vai viver menos, perder o pulmão ou a voz. Isso é bem mais assustador. Daí veio minha força de vontade”, finalizou.

Mais Lidas

Veja também