Trump se diz surpreso com condenação de Bolsonaro pelo STF: “Muito parecido com o que tentaram fazer comigo”

WASHINGTON (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) ter ficado surpreso com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Ao ser questionado por jornalistas ao deixar a Casa Branca, Trump evitou comentar se os Estados Unidos pretendem aplicar sanções a autoridades brasileiras em decorrência do caso, mas comparou a situação de Bolsonaro com sua própria experiência política.

“Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, declarou o republicano.

A fala ocorre um dia após a Primeira Turma do STF formar maioria para condenar Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em um processo que envolve cinco crimes, incluindo tentativa de golpe, organização criminosa e abolição do Estado democrático de Direito. A pena pode chegar a 43 anos, considerando agravantes.

As declarações de Trump reforçam a aliança política e ideológica que ambos mantiveram durante seus respectivos mandatos. A comparação com os processos que enfrenta nos EUA também evidencia uma narrativa comum entre os dois líderes: a de perseguição política e judicial.

Até o momento, o governo americano não emitiu posicionamento oficial sobre a condenação do ex-presidente brasileiro.

Mais Lidas

Veja também