Tempestades com ventos de até 50 km/h devem atingir mais de 100 cidades em Goiás nesta quarta (15)

Frente fria vinda do Sudeste pode provocar pancadas de chuva intensas, com risco de granizo e alagamentos

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para a possibilidade de tempestades em mais de 100 municípios goianos nesta quarta-feira (15/10). Segundo o órgão, a chegada de uma frente fria vinda da região Sudeste deve provocar instabilidades, especialmente no período da tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para rajadas de vento de até 50 km/h e possibilidade de chuvas entre 20 e 40 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 100 mm em um único dia. Há, inclusive, risco de granizo em algumas localidades.


População deve seguir orientações da Defesa Civil

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, o tempo instável deve se concentrar nesta quarta-feira, com tendência de melhora entre quinta e sábado. No entanto, novas chuvas são esperadas entre sábado à noite e domingo.

“Neste período é importante que a população fique atenta aos alertas, pois poderemos ter mudanças rápidas nas condições do tempo, o que pode provocar ocorrências de chuvas intensas, rajadas de vento, alagamentos de ruas e transbordamento dos mananciais, como também queda de árvores e danos à infraestrutura urbana e rural”, alertou o Cimehgo.

A Defesa Civil reforça a recomendação de redobrar a atenção e seguir os protocolos de segurança, especialmente em áreas de risco, como regiões alagáveis ou com histórico de deslizamentos e quedas de árvores.


Cidades sob alerta de tempestade nesta quarta-feira (15/10)

Entre os 100 municípios com risco de tempestade estão as principais cidades da Região Metropolitana de Goiânia, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Anápolis e Goianira, além de importantes cidades do interior, como Rio Verde, Caldas Novas, Formosa e Itaberaí.

Mais Lidas

Veja também