Internacional

Socialismo foi fracasso “econômico e social”, diz Milei em Stanford

Presidente argentino discursou no Instituto Hoover, onde se reuniu com a ex-secretária de Estado dos EUA Condoleezza Rice

O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, partido de direita), afirmou nesta 4ª feira (29.mai.2024) que “em todos os lugares onde o socialismo foi aplicado foi um fracasso econômico, social e cultural”. O libertário deu a declaração em evento do Hoover Institution, na Universidade Stanford, em São Francisco (EUA).

Quanto mais intervenção há, mais o direito de propriedade é violado e violado, o sinal que é transmitido torna-se cada vez pior. No limite, no socialismo real e na propriedade privada, não existe sistema de preços e o sistema entra em colapso”, disse. As informações são do jornal La Nación

Em seu discurso, o presidente argentino também criticou intervenção do Estado na propriedade privada, que, segundo ele, causa um “ruído” no sistema de preços.  

“O sistema de preços é um mecanismo de transmissão de informação, coordenação e ajuste. O evento é desencadeado pela troca de direitos de propriedade. Portanto, quando o Estado aparece e intervém, o que o Estado está fazendo é interferir no direito de propriedade. E ao intervir no direito de propriedade, o sinal começa a ter ruído, disse.

Na manhã desta 4ª feira (29.mai), Milei também se reuniu com a diretora do Instituto Hoover, Condoleezza Rice. Ela é ex-secretária de Estado do republicano George Bush.

Por meio das redes sociais, Milei compartilhou uma imagem sua enquanto discursava no evento com a legenda “Viva a liberdade, caralho” e também um registro ao lado de Condoleezza Rice. 

“TOUR” NOS EUA

Na 3ª feira (28.mai) Milei se reuniu com o CEO da OpenAI, Sam Altman, na sede da empresa em São Francisco, Califórnia (EUA). O chefe do Executivo argentino disse que a reunião foi “maravilhosa”. Nesta 4ª feira (29.mai), o encontro foi com Sundar Pichai, CEO do Google.

Milei está nos EUA para promover o desenvolvimento de IA (inteligência artificial) na Argentina e buscar investimentos para o país. Ele também se encontrará com Mark Zuckerberg, da Meta; Tim Cook, da Apple; Elon Musk, da Tesla e da SpaceX; e outros empresários do ramo.

Leia abaixo algumas atividades previstas no cronograma de Milei (horário de Brasília):

    • em 29 de maio:
      • às 15h30, se reunirá com o CEO do Google;
      • às 18h, se encontrará com o CEO da Apple;
      • às 18h30, terá encontro com empresários vinculados ao setor de desenvolvimento de IA.
      • às 14h, se reunirá com donos de startups de IA;
      • às 19h45, discursará no “Pacific Summit”;
      • às 20h15, terá reunião com o CEO da Meta.
    • às 18h, voltará para a Argentina, fazendo uma breve parada em El Salvador para a cerimônia de posse de Bukele.

Em junho, a agenda internacional de Milei continuará com uma viagem à Europa. Ele participará da reunião do G7 (grupo das 7 maiores economias do mundo) na Itália e visitará Espanha, Suíça, Alemanha, França e Ucrânia.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...