Lar Saúde Saúde capacita sobre vacinação contra a pólio
SaúdeSem categoria

Saúde capacita sobre vacinação contra a pólio

A Secretaria Estadual da Saúde deu início nesta terça-feira, dia 8, a uma capacitação envolvendo integrantes de todos os municípios goianos sobre o Plano de Erradicação da Poliomielite. O evento segue até  quarta-feira, dia 9, no Augustus Hotel, no Centro de Goiânia, das 8 às 18 horas. A iniciativa é da Gerência de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria da Saúde. Entre os temas abordados estão o Plano de Erradicação da Poliomielite, a substituição da vacina oral trivalente pela vacina oral bivalente, esquemas de vacinação, coberturas vacinais na rotina e nas campanhas, ações de vigilância epidemiológica de poliomielite, vigilância sanitária e ambiental e atualização do calendário nacional de vacinação.

Erradicação da poliomielite Firmado em 1988, o pacto para erradicar a poliomielite envolveu todos os continentes. Desde então, a presença da doença passou de 125 países para se concentrar em apenas dois. Atualmente, são notificados casos apenas no Paquistão e no Afeganistão. No Brasil, o último caso de paralisia infantil registrado foi em 1989. Anos depois, em 1994, o país recebeu o certificado de erradicação da doença emitido pela Organização Mundial de Saúde.

Espera-se que a substituição das vacinas contribua para a erradicação da doença. Com isso, será retirada de circulação a vacina oral trivalente em gotas, que tem em sua composição o vírus vivo atenuado (sorotipos 1, 2 e 3), para ser substituída pela vacina oral bivalente (sorotipos 1 e 3). Tais vacinas garantem a proteção coletiva, inclusive para a criança não imunizada.

Mais informações: (62) 3201-3811- Goiasagora

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Saiba como evitar o gaslighting médico | Blog Longevidade: modo de usar

O assunto de hoje é um prolongamento natural da primeira coluna do...

Saúde

Já pensou em se tornar adubo de florestas depois de morrer?

Compostagem humana vem ganhando adeptos e ampliando mercado nos Estados Unidos Quando...

Saúde

Inteligência artificial para detectar demências em seus estágios iniciais | Blog Longevidade: modo de usar

“A análise que o GPT-3 faz da linguagem o torna um candidato...