Internacional

Rússia proíbe 81 veículos de comunicação da União Europeia no país

Após a UE suspender 4 canais russos por “propaganda”, Kremlin diz que jornais do Ocidente “disseminam informações falsas”

A Rússia proibiu nesta 3ª feira (25.jun.2024) o acesso a 81 veículos de comunicação de países integrantes da UE (União Europeia), incluindo o jornal digital Politico. A decisão é uma reação às medidas da UE, que havia suspendido a transmissão de 4 organizações russas, acusadas de disseminar propaganda do Kremlin durante a guerra contra a Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia justificou as “contramedidas” como necessárias contra canais de comunicação que “sistematicamente disseminam informações falsas” sobre a “operação militar especial”. Dentre os veículos proibidos, estão a agência de notícias AFP, da França, a EFE, da Espanha, canais de TV e jornais.

A UE havia suspendido em maio a transmissão de 4 veículos russos –Voice of Europe, RIA Novosti, Izvestia e Rossiyskaya Gazeta– por supostamente promoverem propaganda russa. “Esses veículos de mídia estão sob o controle direto ou indireto permanente da liderança da Federação Russa”, declarou o Conselho da União Europeia.

O Kremlin enfatizou que as proibições de mídia russa na UE “não ficariam sem resposta”. Segundo o governo russo, apesar dos avisos, “Bruxelas e as capitais dos países do bloco preferiram seguir o caminho da escalada”, forçando a Rússia a tomar “medidas espelhadas e proporcionais”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...