Rota Verde Goiás inicia operação e realiza mais de 500 atendimentos nos primeiros dias

A Rota Verde Goiás, concessionária responsável pela administração dos trechos goianos da BR-060 (entre Goiânia e Rio Verde) e da BR-452 (até Itumbiara), iniciou oficialmente a operação dos serviços aos usuários no dia 29 de outubro.

Com uma frota de 33 veículos e uma equipe formada por mais de 200 profissionais, a companhia registrou 504 atendimentos nos quatro primeiros dias de funcionamento. As ocorrências incluíram socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar, remoção de veículos com guincho e inspeções de tráfego.

A empresa reforça que a cobrança de pedágio, no modelo free flow (sem praças físicas), terá início apenas em abril de 2026.

Segundo o gerente de contrato da Rota Verde Goiás, Rafael Silveira, o projeto de concessão passou por um rigoroso processo de estudos técnicos, análises do Tribunal de Contas da União (TCU) e leilão, realizado sob o modelo de maior desconto tarifário. Estão previstos R$ 6,7 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão, destinados a obras, manutenção e melhorias operacionais. A expectativa é que o projeto gere cerca de 58 mil empregos diretos e indiretos.

Após assumir os trechos, a concessionária deu início a um plano emergencial de melhorias, exigido pelo Governo Federal. De acordo com a empresa, já foram recuperados 203,5 mil m² de pavimento710% acima do previsto —, revitalizados 5,4 km de iluminação pública e realizadas intervenções estruturais em pontes, além da substituição de 196 placas de sinalização.

“Esse processo leva cerca de dois anos, entre estudos de demanda, viabilidade e análise regulatória. Nossa concessão prevê investimentos robustos e a melhoria contínua do sistema rodoviário”, destacou Silveira.

Estrutura de atendimento ao usuário

O gerente de Operações da Rota Verde, Othon Almeida, informou que já estão em funcionamento os serviços de atendimento pré-hospitalar, guinchos leve e pesado, apoio mecânico, monitoramento 24 horas e inspeção rodoviária. A frota inclui também caminhões-pipa, que atuam na prevenção e combate a incêndios e no recolhimento de animais na pista.

Os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) provisórios já estão disponíveis ao público, oferecendo água, sanitários e suporte básico aos motoristas. Ao todo, serão nove unidades, sendo cinco na BR-060 e quatro na BR-452.

“Registramos uma média de 157 ocorrências diárias nesses primeiros dias. As principais demandas envolvem a retirada de objetos da pista, pane mecânica e remoção de veículos. Nosso papel é garantir segurança e atendimento rápido aos motoristas, especialmente quando estão expostos no acostamento”, explicou Almeida.

Balanço operacional inicial

Desde o início das operações, foram realizados 504 atendimentos, distribuídos da seguinte forma:

Tipo de ocorrência Quantidade
Objetos na pista 234
Pane mecânica 127
Pane elétrica 14
Pneu furado 14
Remoção de veículos 70 (39 leves e 31 pesados)
Orientação ao usuário 6
Acidente com vítima 5

Do total, 60% das ocorrências foram registradas na BR-060 (300 casos) e 40% na BR-452 (204 casos).

A concessionária ressalta que o objetivo dos atendimentos é minimizar riscos aos motoristas, agilizar o tempo de resposta em situações de emergência e aumentar a segurança viária nos trechos sob sua responsabilidade.

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