Internacional

Preso em embaixada é levado para prisão de segurança máxima no Equador

Imagem registrou Glas durante a sua chegada à prisão de segurança máxima em Guayaquil. O registro, divulgado pela polícia equatoriana através da agência de notícias AFP, mostra o ex-vice-presidente equatoriano sendo escoltado por membros do GEAP (Grupo de Ação Penitenciária Especial).

Após a prisão, Glas havia ficado a madrugada deste sábado (6) detido na Unidade de Flagrantes em Quito antes de ser transferido. A informação foi divulgada pelo jornal El Universo, do Equador.

Serviço Nacional informou que Glas seria submetido a avaliação médica ao dar entrada na unidade prisional. Também foi divulgado que o ex-vice-presidente seria colocado em uma cela de acordo com os critérios de classificação iniciais da prisão, em cumprimento ao procedimento previsto na regulamentação legal do país.

Entenda o caso:

México havia concedido asilo político ao ex-vice-presidente horas antes da invasão da polícia na embaixada. O Equador classificou de “ilegal” o asilo concedido a Glas, que foi condenado a seis anos de prisão por corrupção.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, ordenou a suspensão das relações diplomáticas com o Equador. “Trata-se de uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México”, disse. A Convenção de Viena estabelece que as embaixadas são territórios invioláveis. A Nicarágua também anunciou o rompimento de “todas as relações diplomáticas” com o Equador após o caso.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...