Internacional

Premiê da Escócia renuncia ao cargo após rompimento de aliança

Depois do fim da aliança com o Partido Verde escocês, o partido do primeiro-ministro, Huzma Yousaf, tornou-se minoria no parlamento

O primeiro-ministro da Escócia, Huzma Yousaf, renunciou ao cargo nesta 2ª feira (29.abr.2024). Em uma entrevista a jornalistas, ele afirmou que permanecerá no cargo até o seu partido, o SNP (Partido Nacional Escocês), indicar um substituto.

Yousaf atribuiu a renúncia ao recente rompimento entre o SNP e o Scottish Greens (Partido Verde Escocês). Na semana passada, o premiê perdeu o apoio dos aliados depois de descartar a meta ambiental de reduzir as emissões em 75% até 2030.

Ambos partidos são a favor da separação da Escócia do Reino Unido. Além disso, são defensores dos direitos LGBTQIA+ no país.

Sem a aliança, que existe desde 2021, o governo do primeiro-ministro em Holyrood, o parlamento escocês, tornou-se minoritário e inviável. Yousaf afirmou que esperava contar com o apoio “informal” do Scottish Greens, mas “subestimou o nível de mágoa” dos integrantes do partido.

O líder do Partido Verde, Patrick Harvie, afirmou que o Premiê quebrou a confiança da aliança. “Humza Yousaf está certo em renunciar. A sua posição deixou de ser sustentável depois de ter quebrado os laços de confiança com os Verdes escoceses e com todos os que queriam um governo estável, progressista e pró-independência”, afirmou Harvie.

A ruptura entre os partidos abre espaço para o crescimento do Partido Trabalhista (Labour Party), de oposição ao governo.

O SNP tem 28 dias para eleger um novo premiê em Holyrood. Caso o partido não tenha sucesso, o governo convocará eleições antecipadas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...