Padre Fábio de Melo fala sobre convivência com a Doença de Ménière

O padre Fábio de Melo, de 54 anos, compartilhou com o público detalhes sobre uma condição crônica com a qual convive há cerca de seis anos. O religioso foi diagnosticado com a Doença de Ménière, um distúrbio do ouvido interno que provoca vertigens intensas, perda de audição e zumbido constante.

Em entrevista ao Gshow, Fábio revelou que, na verdade, apresenta sintomas há mais de duas décadas, mas que durante muito tempo acreditava tratar-se de uma surdez súbita ou surdez autoimune.

“Convivo com os sintomas há mais de 20 anos. Tenho uma perda de audição que vai e volta, não é definitiva, e vivo com um zumbido terrível”, contou.

O padre também explicou que precisou fazer mudanças importantes na alimentação para amenizar os sintomas — entre elas, eliminar o açúcar.

“Tive muitas melhoras depois que tirei o açúcar. Todo mundo que tem problema de labirinto e doenças inflamatórias autoimunes deveria tirar o açúcar. Ele é um grande vilão”, afirmou.

Morando em uma casa na zona rural, Fábio contou que adaptou seu cardápio e passou a preparar receitas sem açúcar, substituindo-o por alternativas mais saudáveis.

“Nós nos acostumamos a comer sem açúcar. Fazemos nossos próprios pães e outras receitas de forma natural. Isso me ajudou muito”, completou.

O que é a Doença de Ménière?

De acordo com a National Library of Medicine, a Doença de Ménière é causada pelo acúmulo excessivo de endolinfa, um líquido presente no ouvido interno responsável pelo equilíbrio e pela audição. Esse excesso provoca crises de vertigem, zumbido (tinnitus), sensação de pressão no ouvido, perda de equilíbrio e, em alguns casos, enxaquecas.

Embora não tenha cura, o tratamento busca controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Mudanças na alimentação — como a redução do sal e do açúcar —, uso de medicamentos e acompanhamento médico são fundamentais para o controle da doença.

Mais Lidas

Veja também