Internacional

O mistério das canoas abandonadas perto de Roma há 7.000 anos

Eles permaneceram no local por cerca de 450 anos, até que um evento possivelmente catastrófico, resultando em um aumento no nível do lago, forçou-os a abandonar suas casas, seus barcos, seus instrumentos e até mesmo seus recipientes de comida.

As canoas são monoxílicas, ou seja, feitas de um único tronco. Ao contrário de outros sítios neolíticos mais recentes, onde as canoas são sempre feitas de uma única espécie, em La Marmotta foram identificadas até quatro espécies diferentes: carvalho, olmo, faia e álamo. Isso mostra que eles conheciam bem as propriedades e os usos da madeira de diferentes árvores. Elas variam em tamanho. Desde a menor, com 5,4 metros, até a maior, com 10,43 metros.

Reforços e uma possível vela

A complexidade técnica dos barcos não se reflete apenas em seu comprimento, mas também na presença de certos elementos navais vinculados. Esse é o caso dos reforços transversais feitos na base das canoas e, em particular, das três peças em forma de “T” presas a um dos lados da canoa 1.

Essas peças apresentam 2, 3 e 4 perfurações, respectivamente. Embora não tenhamos referências arqueológicas ou etnográficas que nos ajudem a entender seu uso, temos três hipóteses com base em sua forma: elas poderiam ter sido usadas para amarrar cordas ligadas a uma possível vela, foram usadas para adicionar um estabilizador ou foram elementos intermediários para unir outro barco na forma de um catamarã, obtendo assim um casco duplo.

Essa complexidade técnica indica a existência de pessoas com enorme conhecimento tecnológico e especializadas na fabricação de canoas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...