Mais de 60 cidades de Goiás, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia e Indiara, estão em alerta para tempestades nos próximos dias
Mais de 60 municípios goianos, entre eles Goiânia, Aparecida de Goiânia e Indiara, estão em estado de alerta devido à possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas nos próximos dias. O aviso foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Cimehgo, as condições de instabilidade atmosférica são causadas pela combinação de umidade trazida por ventos oriundos da região Norte do Brasil com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste. Esse sistema deve intensificar a nebulosidade ao longo desta terça-feira (16/9), favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e distribuição irregular. Esses eventos podem vir acompanhados de ventos fortes, raios e até queda de granizo.
Contraste térmico favorece tempestades
Em entrevista ao portal Mais Goiás, a meteorologista Elisabeth, do Inmet, explicou que a chegada da frente fria aumenta o contraste térmico, favorecendo a formação de tempestades.
“Há previsão sim de chuvas, inclusive hoje já na região Sudoeste, onde a instabilidade está chegando. Pode ocorrer chuva isolada, inclusive com granizo. Para a Grande Goiânia a possibilidade é pequena, mas não está descartada. O contraste entre o tempo seco e quente com a chegada de ar mais frio e úmido provoca essas rajadas de vento, tanto hoje quanto amanhã. Depois, a temperatura volta a subir, mas na próxima semana, com a passagem de uma nova frente fria, poderemos ter novamente pancadas de chuva, ventos fortes e granizo”, explicou a especialista.
Corpo de Bombeiros em alerta
Diante da previsão, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) reforçou orientações à população. As principais recomendações incluem:
-
Evitar áreas alagadas e não enfrentar correntezas;
-
Procurar abrigo seguro durante tempestades;
-
Manter distância de árvores, placas, outdoors e fiações elétricas;
-
Reforçar telhados e estruturas vulneráveis antes da chegada da chuva.
A corporação informou que equipes estão mobilizadas pela Operação Tempestade, prontas para atender ocorrências em todo o estado. Em caso de emergência, a população deve acionar o número 193.