Internacional

Hezbollah libanês ataca norte de Israel com drones, mísseis e foguetes

Combatentes libaneses do Hezbollah preparam-se para marchar no funeral de um colega militante, morto um dia antes no sul do Líbano durante um tiroteio transfronteiriço com tropas israelitas, em 4 de novembro de 2023 | Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP

O Hezbollah libanês afirmou, neste sábado (27), que bombardeou o norte de Israel com “drones e mísseis teleguiados”, em resposta aos ataques israelenses que mataram três pessoas no sul do Líbano, incluindo duas que eram integrantes do movimento islamista pró-Irã.

Os combatentes do Hezbollah executaram “um ataque complexo com drones explosivos e mísseis teleguiados contra o quartel-general do comando militar Al Manara e uma reunião das forças do 51º Batalhão da Brigada Golani”, afirmou o Hezbollah em um comunicado.

O exército israelense informou que seu sistema de defesa aérea, conhecido como Cúpula de Ferro, “interceptou com sucesso um objetivo aéreo suspeito que cruzou do Líbano até a região de Manara, no norte de Israel”.

Suas forças, continuou, “atacaram a origem dos disparos” de vários mísseis antitanque lançados do Líbano em direção a Manara, acrescentou.

Na madrugada de sábado para domingo, o Hezbollah também anunciou o lançamento de dezenas de foguetes contra a base militar de Meron, no norte de Israel, em represália aos ataques israelenses contra áreas civis no sul do Líbano.

O exército israelense respondeu que seu sistema de defesa interceptou os mísseis e que suas forças haviam respondido com disparos contra “infraestrutura militar” no povoado libanês de Srebbine, no sul do país.

A fronteira entre Israel e Líbano é cenário de hostilidades praticamente diárias desde o início da guerra entre o Exército israelense e o movimento islamista Hamas em Gaza, no dia 7 de outubro.

O Hezbollah também intensificou os ataques a áreas militares israelenses desde que as tensões aumentaram entre Israel e o Irã, após um bombardeio contra o consulado do República Islâmica em Damasco, na Síria, no dia 1º de abril, uma ação que Teerã atribui a Israel.

Em seus comunicados, o Hezbollah anunciou que os bombardeios israelenses tinham matado dois de seus combatentes, originários de Kafr Kila e Khiam.

A Agência Nacional de Informação do Líbano (ANI) reportou que 11 pessoas ficaram feridas em um bombardeio israelense contra uma casa em Srebbine.

(AFP)

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...