Os proprietários de veículos registrados em Goiás têm agora até o dia 31 de outubro para quitar o IPVA e o licenciamento anual de 2025. A data limite, que inicialmente era 10 de outubro e já havia sido prorrogada para o dia 20, foi novamente estendida pelo Governo do Estado após falhas no sistema do Detran impedirem a emissão dos boletos.
A medida vale para veículos com placas terminadas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, que somam mais de 3,9 milhões de automóveis em circulação no estado. Os débitos poderão ser quitados até o fim do mês sem cobrança de juros ou multas.
Segundo o governo, a prorrogação tem como objetivo assegurar que todos os contribuintes consigam acessar o sistema e emitir as guias de pagamento. “Tomei essa medida após ser informado de que alguns contribuintes não estavam conseguindo efetuar a quitação dos boletos”, declarou o governador nas redes sociais. Ele informou ainda que equipes técnicas trabalham para corrigir as falhas no sistema do Detran-GO.
Como pagar
O pagamento pode ser feito via:
-
Documento Único de Arrecadação (DUA)
-
Boleto bancário
-
PIX
As guias estão disponíveis no:
-
Portal Expresso
-
Aplicativo Detran GO ON
-
Unidades presenciais do Vapt Vupt
Atenção ao contribuinte
Quem não quitar o IPVA perde o direito a benefícios fiscais, como:
-
Desconto de 50% para veículos 1.0 e motocicletas de até 125 cilindradas
-
Desconto de até 10% para inscritos no programa Nota Fiscal Goiana
Além disso, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fica bloqueada até que o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas sejam pagos.
Conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima, com penalidade de:
-
Multa de R$ 293,47
-
Sete pontos na CNH
-
Recolhimento do veículo ao pátio