Frente fria avança pelo Sudeste e muda o tempo em Goiás; 24 cidades estão em alerta para tempestades

O avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país começou a alterar as condições do tempo em Goiás nesta terça-feira (28/10), trazendo de volta a chuva e o risco de tempestades em diversas regiões do estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), 24 municípios goianos, incluindo a capital, Goiânia, estão sob alerta de tempestade.

Além de Goiânia, o aviso meteorológico se estende para as cidades de Anápolis, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada, Castelândia, Chapadão do Céu, Edealina, Gameleira de Goiás, Goiandira, Gouvelândia, Inaciolândia, Itajá, Itarumã, Joviânia, Lagoa Santa, Leopoldo de Bulhões, Maurilândia, Orizona, Panamá, Pontalina, Quirinópolis, Silvânia, Turvelândia e Vianópolis.

Chuva deve se intensificar a partir de quarta-feira

Segundo o Cimehgo, os efeitos mais intensos da frente fria devem ser sentidos entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30/10). O gerente do Centro, André Amorim, explica que o sistema avança gradualmente sobre o estado, favorecendo o retorno das chuvas após um período de tempo seco.

“Ao longo da semana, uma frente fria deve avançar sobre Goiás. Aí sim, podemos esperar ocorrências de chuva”, afirmou Amorim.

De acordo com o meteorologista, é comum que frentes frias atinjam Goiás nesta época do ano, embora algumas percam força antes de provocar mudanças significativas. Desta vez, no entanto, a previsão indica que o sistema manterá intensidade suficiente para causar instabilidade e queda nas temperaturas nos próximos dias.

Sol e calor ainda predominam nesta terça

Mesmo com o alerta de temporais, a terça-feira segue com predomínio de sol em Goiânia. O Cimehgo prevê temperaturas de até 34°C na capital durante a tarde, antes da chegada das chuvas mais intensas esperadas para o meio da semana.

Mais Lidas

Veja também