Internacional

EUA autorizam Ucrânia a usar armas norte-americanas contra a Rússia

Segundo a “Reuters”, armamentos só podem ser utilizados contra alvos russos que estejam perto da fronteira de Kharkiv, cidade localizada ao leste de Kiev

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar armas norte-americanas contra as forças russas. Desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, os armamentos só haviam sido utilizados para interceptar ataques de Moscou em direção a Kiev. As informações são da Reuters.

Segundo a agência de notícias, a permissão só se aplica a alvos russos que estejam localizados perto da fronteira de Kharkiv, região localizada ao leste do país, a 30km da fronteira com a Rússia. A cidade é a 2ª maior da Ucrânia e esta sob intenso ataque de Moscou.

Logo, na prática, a Ucrânia não poderá usar essas armas para atingir infraestruturas civis ou lançar mísseis de longo alcance no interior do território russo.

“O presidente recentemente orientou sua equipe a assegurar que a Ucrânia seja capaz de usar armas fornecidas pelos EUA para fins de contra-ataque na região de Kharkiv, para que Kiev possa revidar contra as forças russas que a estão atacando ou se preparando para atacá-la”, disse uma autoridade dos EUA à Reuters sob condição de anonimato.

Os EUA são o maior fornecedor de armas à Ucrânia. Biden teme que um envolvimento mais direto do país no conflito escale a guerra. No entanto, Washington estava sendo pressionado por Kiev e países integrantes da Otan para permitir o uso das armas.

Em fevereiro, a Rússia afirmou que, caso os países do Ocidente se envolvessem diretamente no conflito, os riscos de uma nova guerra nuclear aumentariam.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...