Goiás

Em Goiás, 30 cidades têm mais eleitores do que habitantes

Goiás é o terceiro estado brasileiro com o maior número de cidades onde a quantidade de eleitores supera a da população em 2018. Apenas Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão à frente. Entre os 308 municípios brasileiros, 30 são goianos, com destaque para Itapirapuã, Campos Verdes, Davinópolis, Taquaral de Goiás e Três Ranchos.

Todas as cidades que aparecem na lista são de pequeno porte. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgados na última quarta-feira (29). Para o estudo foram utilizados números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município com maiores taxas, em Goiás, é Itapirapurã, com uma diferença de 1.183 entre a população de 2018 e o eleitorado do mesmo ano. Em seguida, aparece Campos Verdes, com a diferença de 1.047 e Davinópolis, com 1.037. Taquaral de Goiás tem 812 e Três Ranchos 662.

Apesar dos altos índices, nenhuma cidade goiana aparece entre as dez maiores diferenças entre eleitores e população no ranking nacional. Por outro lado, Novo Gama é o décimo município brasileiro com a menor proporção. São 40.451 eleitores, em uma cidade com 113.679 moradores. Ou seja: apenas 35,58% da população de Novo Gama pode votar nas eleições de 2018.

Os dados foram feitos com base no último censo do IBGE, de 2010. Por isso, a CNM, que divulgou o estudo, explica que a estimativa populacional pode estar subestimada. “Os movimentos de migração, principalmente do interior para as cidades com maior atividade econômica, a extensão do país e o longo intervalo entre um Censo demográfico e outro dificultam e limitam o levantamento e as comparações”, afirma o presidente da Confederação, Glademir Aroldi.

Ele ainda aponta que as discrepâncias podem ocorrer devido a diferença entre os domicílios eleitorais e os domicílios civis. Afinal, no Brasil é considerado legal a pessoa morar em uma cidade e votar em outra. O professor Itami Campos, aposentado da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), confirma a hipótese. “Muita gente mora em Goiânia e vota no interior, por vínculo político e relações políticas. Não acho que, necessariamente, exista uma corrupção. Mas são outros fatores que podem explicar essa diferença entre o número de eleitores e de moradores”, explica.

Ele ainda lembra que, atualmente, o controle por parte da Justiça Eleitoral é muito maior e as fraudes neste aspecto são mais improváveis. “Antigamente havia um controle das lideranças locais sobre os eleitores e os cartórios eleitorais. Eram situações de pessoas cadastradas duas vezes, ou que votavam em dois lugares diferentes. Agora, o controle é mais universalizado. Isso é carta virada, não faz mais parte”, afirma.

Brasil

No Centro-Oeste, o único estado que aparece junto com Goiás no ranking é Mato Grosso, com quatro municípios.  Já Mato Grosso do Sul não têm nenhuma cidade em que o número de votantes supera o de moradores. As cidades com maiores números de eleitores na região são as capitais: Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá. Na capital goiana são 977.479 eleitores.

Em quinto lugar está Aparecida de Goiânia, com quase 300 mil votantes. Em décimo, aparece Rio Verde, com menos de 130 mil.

Entre o primeiro estudo, referente a 2017, e o deste ano, a quantidade de cidades brasileiras com mais eleitores que habitantes subiu de 231 para 308. Ainda segundo a CNM, entre 2006 e 2018 houve aumento de 2% no eleitorado brasileiro. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do IBGE, referente a 2018, os eleitores brasileiros representam 70,4% da população.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Goiás pode registrar temperaturas de até 40° C

A temperatura em Goiás pode subir consideravelmente, de acordo com o Centro...

Goiás

Caiado participa de Fórum Empresarial, no Rio de Janeiro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa nesta sexta-feira (16/8) da 23ª...

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

GoiásSaúde

Influenza faz quinta vítima em Goiás: uma mulher de 43 anos

Uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha...