Internacional

‘Eles querem uma guerra mundial?’ – Noticias R7

Putin sobe o tom e volta ameaçar Otan (Kremlin)

Em uma entrevista rápida durante uma visita ao Uzbequistão, em que lançou um novo projeto nuclear, Vladimir Putin não poupou palavras e aumentou de vez a tensão com o Ocidente.

O alvo dele não é novo, a Otan. Mas dessa vez a crise subiu um tom. Para entender a nova confusão, vamos voltar um pouco no tempo. Tudo começou na sexta-feira (24/05). O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, disse que a Ucrânia deveria usar armas ocidentais contra a Rússia dentro do território russo. Ou seja, ir para o que os analistas chamam de “fase 2″ do conflito, que pode envolver a Otan e se tornar um conflito mundial.

Atualmente, a Otan e países da aliança como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, enviam armas, dinheiro e todo aparato para ajudar a Ucrânia, desde o começo da guerra em 2022. Mas com uma condição: lutarem contra os russos em território ucraniano. Se defender.

Só que dois anos depois e bilhões de dólares envolvidos, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a fazer um apelo. Ele garante que os russos estão avançando e que, para vencer, precisa atacar os russos dentro do território deles.

A opinião do chefe da Otan tem apoio também de países como Inglaterra e França. Alemanha e Itália já se posicionaram contra. O fiel da balança vai ser os Estados Unidos. Como mostrei no post anterior, Joe Biden é contra, mas vem sendo pressionado até dentro do país para mudar de posição.

Enquanto o americano não decide, Putin saiu “cuspindo fogo” com as novas posições da Aliança. E já alertou sobre uma possível decisão de mudar o rumo da guerra.

“Estes representantes dos países da Otan, especialmente na Europa, especialmente os países pequenos, devem saber com o que estão brincando.

Depois disse: “Devem lembrar, que em regra geral, são estados com territórios pequenos, mas densamente povoados”, numa alusão de um possível ataque.

E finalizou com a pergunta: “Esta escalada constante pode ter consequências graves e, se essas consequências graves se fizerem sentir na Europa, como é que os Estados Unidos vão reagir? Será que eles querem um conflito global?”

Enquanto a Otan decide o que fazer com a Ucrânia, Putin vai avançando. E ameaçando de novo. Até quando?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...