Internacional

Eleição na UE marcará guinada inédita à extrema direita, dizem projeções

Partidos que não fazem parte de blocos formais no Parlamento Europeu, como o Fidesz de Viktor Orban, deve somar mais 10 lugares, segundo as pesquisas. Movimentos políticos da Polônia, Bulgária e de outros países também estão bem cotados para avanços reais nas eleições.

Segundo a pesquisa realizada pela Euronews Poll Center, o partido de centro-esquerda do chanceler Olaf Scholz aparece apenas na terceira posição na Alemanha, sendo superado pelos candidatos da extrema direita da Alternativa para Alemanha.

Se todos esses partidos e movimentos ultranacionalistas, populistas e extremistas forem agrupados em um só bloco a previsão é de que possam chegar a 184 lugares, algo inédito na história da Europa.

Apesar do avanço, as projeções também apontam que a direita tradicional, composta por partidos historicamente democráticos como o CDU na Alemanha, deve continuar a dar as cartas e inclusive escolher a presidência da Comissão Europeia. A alemã Ursula van der Leyen é candidata a mais um mandato.

Mas ela não conseguirá governar sem consultar e incluir em seu gabinete membros da extrema direita. Se as projeções se confirmarem, a Europa terá seus primeiros comissários da ultra direita, com um impacto real em dezenas de temas, incluindo comércio, meio ambiente, relações com a China, a guerra na Ucrânia, o conflito em Gaza, debates sobre a imigração, terrorismo e a direção econômica do bloco.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...