Goiás

Deputados aprovam matéria que autoriza extração de amianto em Goiás

Objeto de extensa discussão nesta Casa de Leis nos últimos dois meses, o projeto de lei nº 2488/19, que trata da autorização para a extração e o beneficiamento do amianto da variedade crisotila, com fins exclusivos para a exportação, foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Rubens Marques (Pros), a matéria foi deliberada em segunda e definitiva etapa nesta terça-feira, 27, durante apreciação da Ordem do Dia.

O parlamentar sempre defendeu a propositura, tendo em vista a importância econômica do amianto crisotila para o estado de Goiás, onde o mineral sempre ocupou posição de destaque no ranking de produtos exportados. O texto do projeto esclarece que existem diferenças significativas entre o amianto crisotila produzido no Brasil, utilizado em mais de 150 países, em relação ao amianto anfibólio, o qual foi proibido em todo mundo após ter sido largamente utilizado na Europa e Estados Unidos no passado.

Rubens Marques acrescentou que o estado de Goiás possui a única reserva mineral de amianto crisotila no Brasil, a maior no continente americano e a terceira maior no mundo. O deputado entende que todo esse enorme potencial deve ser explorado em favor do povo goiano.

Importância do amianto para Goiás

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador do mundo de fibras de amianto crisotila, comercializando para mais de 30 países e as reservas desse mineral disponíveis em solo goiano sendo suficientes para abastecer à demanda atual por aproximadamente 35 anos. É importante destacar que, hoje, a atividade de mineração é a principal fonte de recursos e maior geradora de empregos no município de Minaçu, na região Norte do estado.

As avançadas técnicas de segurança e rígidos controles de saúde ocupacional implementados na atividade de extração e beneficiamento do amianto crisotila, protegem àqueles que trabalham diretamente com a extração do amianto e tornam a mineração, localizada no estado de Goiás, referência mundial nesse segmento. 

Com informações da Alego

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Goiás pode registrar temperaturas de até 40° C

A temperatura em Goiás pode subir consideravelmente, de acordo com o Centro...

Goiás

Caiado participa de Fórum Empresarial, no Rio de Janeiro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa nesta sexta-feira (16/8) da 23ª...

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

GoiásSaúde

Influenza faz quinta vítima em Goiás: uma mulher de 43 anos

Uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha...