Internacional

Curiosidade: Você sabe o significado do termo Wi-Fi?

O símbolo do Wi-Fi é quase uma constante em nossa vida cotidiana, presente em praticamente todos os lugares que visitamos. Ele permite que nossos dispositivos, como celulares, videogames, TVs e eletrodomésticos, se conectem à internet.

Mas você já se perguntou o que “Wi-Fi” realmente significa? Seria uma sigla ou uma abreviação? À primeira vista, “Wi” parece ser uma abreviação de wireless (“sem fio”) e “Fi” parece remeter a “Hi-Fi”, uma abreviação de high fidelity (“alta fidelidade”). Mas será que é isso mesmo?

Para entender o termo Wi-Fi, precisamos entender a sua origem. Segundo informações do Mega Curioso e Mental Floss, em 1985, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA liberou uma faixa do espectro de ondas de rádio para uso comercial. Em 1997, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) aprovou o padrão que ainda é usado hoje, permitindo que dispositivos de diferentes marcas se conectem à mesma rede de internet.

A tecnologia para essa conexão foi desenvolvida pela Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA), agora conhecida como Wi-Fi Alliance. Esta organização sem fins lucrativos não só criou a tecnologia de acesso sem fio às ondas de rádio, mas também certifica produtos que utilizam o Wi-Fi. No entanto, o nome original desta tecnologia era IEEE 802.11b Direct Sequence, um nome pouco comercial e confuso.

Para tornar a tecnologia mais acessível, a WECA contratou a agência de marketing Interbrand para desenvolver um novo nome e logotipo. Desde a criação do nome, houve uma tentativa de atribuir um significado a ele. Alguns membros da WECA criaram o slogan “O padrão para fidelidade sem fio”, fazendo com que Wi-Fi fosse visto como uma abreviação de Wireless High Fidelity.

No entanto, anos depois, Phil Belanger, cofundador da WECA, criticou essa decisão. Ele argumentou que o slogan apenas confundiu as pessoas e diluiu a marca. Embora “wireless” faça sentido, “alta fidelidade” é um termo usado para descrever dispositivos que reproduzem áudio com o mínimo de interferência possível, o que não tem relação direta com a tecnologia. Belanger prefere pensar que Wi-Fi é apenas um nome criado para designar a tecnologia. Segundo ele, “Wi-Fi não significa nada além disso. Não é uma sigla. Não tem significado”.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...