Lar Goiás Bombeiros alertam sobre riscos de afogamentos com proximidade do Verão, em Goiás
Goiás

Bombeiros alertam sobre riscos de afogamentos com proximidade do Verão, em Goiás

O número de afogamentos no mês de outubro chamou a atenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), principalmente pela proximidade do período de férias.

Em um levantamento feito pelos bombeiros, durante o mês de outubro foram registrados sete casos de afogamento com crianças entre 0 e 11 anos, com o número sendo o maior durante o ano de 2018.

Segundo dados divulgados pela corporação, no Brasil o afogamento continua sendo o maior responsável por mortes acidentais de crianças. Os bombeiros informaram que todos os dias pelo menos 17 pessoas morrem afogadas no país, e três são crianças, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS).

Com a proximidade do verão e das férias, a corporação faz um alerta sobre a importância de redobrar a vigilância e evitar tragédias em rios, lagos, piscinas e balneários.

O assessor de comunicação do CBMGO, Tenente Coronel Fernando Caramaschi, afirma que “afogamento não é acidente, não acontece por acaso e tem prevenção”. Segundo o Tenente, o primeiro passo é fazer a prevenção observando e supervisionado as crianças o tempo todo e sem descanso próximas a água.

Para Caramaschi, um dos lemas que a corporação trabalha é “água no umbigo, sinal de perigo”. É recomendado aos pais que estejam sempre atentos mesmo que as piscinas sejam infantis ou que a criança saiba nadar.

Estatística – 2018

Em Goiás, os Bombeiros divulgaram um levantamento desde o mês de janeiro com a quantidade de afogamentos com crianças com idade entre 0 e 11 anos durante o ano. Em 2018 foram registrado até o momento 24 afogamentos, com o maior número sendo registrado durante o mês de outubro com sete casos.

Afogamentos em Goiás envolvendo crianças durante o mês de Outubro

No dia 14 de outubro, David Gabriel Barros, de 6 anos de idade, morreu afogado em uma piscina do Clube Jaó, em Goiânia, no momento em que sua mãe tinha saído para fazer mamadeira para sua irmã mais nova. O menino só foi encontrado depois de 15 minutos, mas apesar do esforço dos Bombeiros, infelizmente o ele morreu no local.

Outros caso foram registrados durante a semana, com um em Luziânia, onde um outro menino com nome de Gabriel Conceição, de 6 anos, morreu afogado na piscina de casa. Quis o destino que dos casos registrado na mesma semana, envolvesse um outro menino de nome Gabriel Rodrigues dos Santos, de 14 anos, que morreu afogado depois de salvar o irmão no Residencial Santa Fé, em Goiânia.

Último caso foi registrado na tarde da última segunda-feira (29/10) quando a pequena Thayriny Vitória Pereira Neves, de 5 anos, morreu afogada em um tanque de peixes em um pesque e pague na cidade de São Luís de Montes Belos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

GoiásSaúde

Influenza faz quinta vítima em Goiás: uma mulher de 43 anos

Uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha...

CidadesGoiás

Governo endurece medidas para conter massacres em escolas do estado

Para conter o avanço das ameaças e ataques a escolas em Goiás, o...