O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (18/07) que sua inelegibilidade favorece diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. Em entrevista à agência Reuters, Bolsonaro declarou que, sem ele na disputa, Lula “ganha a eleição de qualquer um”.
Atualmente réu em uma ação penal que investiga tentativa de golpe de Estado e alvo de outras apurações, o ex-mandatário classificou como “injustiça” o processo que o impede de concorrer ao próximo pleito. “Que injustiça eu não poder concorrer. Que injustiça me chamar de golpista”, afirmou.
Apesar de não poder disputar a eleição, Bolsonaro indicou que, por ora, não pretende apoiar outro candidato. “Eu, por enquanto, sou candidato. Não passa pela minha cabeça indicar outro nome”, disse, ao criticar o uso da máquina pública pelo governo petista.
Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023, após julgamento que considerou abuso de poder político durante as eleições de 2022.