GoiásSem categoria

Trabalho conjunto para reforçar o controle das UTIs no Estado

Realizada na sede do Ministério Público, nesta semana, uma reunião colocou em debate o controle das UTIs em Goiás, com esclarecimentos sobre a fiscalização das unidades de saúde no Estado, por meio de auditorias, e o acolhimento da sugestão de implantação de um sistema informatizado de regulação estadual.

Sob a presidência do coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde, Érico de Pina Cabral, e dos promotores de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, Marcelo Henrique dos Santos e Vinícius Jacarandá Maciel, a conferência contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, além dos secretários de Saúde de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, respectivamente Fernando Machado, Luiz Carlos Teixeira Silva Júnior e Vânia Cristina Oliveira. Participou também do encontro a superintendente de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde (SCAGES), da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Christina de Azeredo Costa Reis.

O debate sobre as ações para controle para uso de leito de UTIs foi aberto em razão das suspeitas levantadas pela Operação SOS Samu, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) no final de junho, sobre falha na fiscalização das UTIs nas unidades conveniadas. Os secretários presentes apontaram os problemas das UTIs, pontuaram as deficiências e as providências que são tomadas para a melhoria da rede de atendimento. No caso da SES, o titular da pasta afirmou que a fiscalização tem sido suplementada com as auditorias, propondo uma ação conjunta entre o órgão e as secretarias municipais. Acatando essa sugestão, a SMS de Goiânia já agendou para amanhã (15/7) uma reunião sobre o trabalho em conjunto nas auditorias hospitalares.

A criação de sistemas de informação para acesso rápido da situação de pacientes na regulação e de monitoramento informatizado com o mapa de leitos de UTI no Estado foi apontada como prioridade pelo MP. Neste sentido, ficou definida a criação de projeto para acompanhamento de um sistema de regulação estadual, com a participação dos membros do MP presentes na reunião.

O coordenador do CAO Saúde, Érico de Pina, adianta que um software de regulação foi fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo para que seja adaptado ao Estado de Goiás, com capacidade para centralizar as regulações de todas as regionais e mapear vagas, permitindo um acesso rápido aos dados. Iniciativa que vai dar suporte às deliberações tomadas na reunião promovida pelo MP, avalia o promotor.(Cristiani Honório – Fotos: Ana Carolina Jobim/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Goiás pode registrar temperaturas de até 40° C

A temperatura em Goiás pode subir consideravelmente, de acordo com o Centro...

Goiás

Caiado participa de Fórum Empresarial, no Rio de Janeiro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa nesta sexta-feira (16/8) da 23ª...

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

Sem categoria

BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bi para sertão nordestino

Cerca de 250 mil famílias de produtores rurais de quatro estados do...