SaúdeSem categoria

Chegada do frio alerta para doenças respiratórias

Com a chegada do inverno, oficialmente, no último dia 20, as temperaturas ficam mais baixas e o clima mais seco. Essas características propiciam o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente para aquelas pessoas que têm alguma alergia respiratória. Os males mais comuns nessa época são virose, sinusite, asma, rinite e bronquite.

O infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Boaventura Braz de Queiroz, diz que a melhor prevenção é a hidratação. Lavar bem as mãos também é necessário. Outras recomendações são colocar toalhas ou umidificadores no quarto e quando estiver em casa, a dica é deixar o ambiente livre para a circulação do ar e sem objetos que acumulem poeira.

Boaventura explica que nesta época do ano as vias respiratórias ficam mais inflamadas facilitando a colonização de germes, bactérias e vírus, provocando assim processos infecciosos. Ele lembra que crianças e idosos têm imunidade mais baixa e são os mais atingidos, tendo que tomar cuidados redobrados.

Outra orientação importante é se vacinar contra as doenças que acometem nesta época. “Todas as possibilidades de prevenção através de vacina devem ser feitas”. Em caso de qualquer sintoma de processo infeccioso ou alérgico é preciso procurar orientações médicas para os devidos diagnósticos e tratamentos.

Síndrome Respiratória Aguda Grave
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) divulgou no último dia 22, o Boletim Semanal de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) referente aos dados notificados até a Semana Epidemiológica 25, de 3 de janeiro a 21 de junho de 2016.

Foram notificados 891 casos de SRAG, com 129 mortes. Os registros da SES também apontam que houve 307 casos de H1N1, com 56 mortes. Embora o ápice dos casos de SRAG e da epidemia de H1N1 tenha passado, a equipe técnica da Secretaria da Saúde recomenda que a população continue com os cuidados essenciais para prevenir doenças respiratórias, entre elas evitar aglomerações, não compartilhar objetos de uso pessoal e higienizar as mãos com frequência.

As informações são do Goiás Agora

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesSaúde

Goiás tem mais de 70 municípios com surto de diarreia aguda; veja lista

Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto da Doença Diarreica Aguda (DDA)....

CidadesSaúde

Goiânia entra na lista de cidades goianas com surto de diarreia aguda

Goiânia entrou na lista de cidades goianas com surto de diarreia aguda....

Saúde

Um em cada cinco pacientes em coma sabe o que está acontecendo ao seu redor, diz pesquisa

Um estudo liderado pelo neurologista Nicholas Schiff, do Weill Cornell Medical College,...

BrasilSaúde

6 em cada 10 brasileiros estão acima do peso, diz Datafolha

A maioria dos brasileiros (59%) está acima do peso, mas só 11%...