Internacional

‘Descobri que tenho dois úteros e dois canais vaginais’; como é possível?

Não há medidas preventivas para a ocorrência de malformações müllerianas. No entanto, é importante estar atenta ao próprio corpo para identificar sinais de desconforto, dor ou dificuldade para engravidar e buscar orientação médica caso necessário.

É comum que a malformação uterina esteja associada a anomalias de outros órgãos, principalmente do trato geniturinário (relativa aos órgãos genitais e urinários). “No caso dela, a deformidade da vagina não permite usar OB e coletor menstrual. E como são duas cavidades uterinas também não é possível inserir DIU“, diz a especialista.

Capacidade de gestar

Mulheres com essa condição têm a mesma taxa de fertilidade da população em geral, mas podem ter maiores taxas de perdas gestacionais. Além disso, as gestações são de alto risco.

Como há redução do tamanho da cavidade uterina, há maior risco de abortamentos, partos prematuros, restrição de crescimento fetal e apresentações fetais anômalas, aumentando riscos de parto cesáreo.
Renato Fraietta, especialista em reprodução humana na CPMR-Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva e coordenador do setor integrado de reprodução humana da Unifesp

O acompanhamento de pré-natal deve ser rigoroso e realizado em serviços de alto risco com profissionais habilitados. Em alguns casos, pode ser indicada a cirurgia de cerclagem, para fechar o colo do útero e diminuir as chances de perda precoce e, nesse caso, é indicado maior repouso.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...