Internacional

Coreia do Norte envia balões com lixo e fezes à Coreia do Sul: ‘ação de baixa categoria’

A Coreia do Sul foi ‘atacada’ por balões com lixo e fezes nesta quarta-feira (29), vindos da Coreia do Norte. A agência oficial norte-coreana KCNA afirmou que Pyongyang enviará ‘dezenas de vezes mais’ artefatos com o mesmo conteúdo ao Sul. Os balões começaram a chegar na noite de terça (28).

A província de Gyeonggi, que identificou os balões, emitiu uma mensagem de alerta aos moradores. A nota pedia que evitassem sair de suas casas e denunciassem os objetos norte-coreanos aos militares.

O comando militar insistiu que ações da capital norte-coreana, Pyongyang, ‘violam claramente o direito internacional e representam uma grave ameaça à segurança do nosso povo’.

Também confirmou que alguns balões transportavam lixo e fezes. ‘Advertimos de modo veemente o Norte a parar imediatamente com estas ações desumanas e de baixa categoria’, acrescentou.

Segundo agência oficial KCNA, a ação norte-coreana foi em represália aos ativistas sul-coreanos, que lançam com frequência balões com panfletos de propaganda e dinheiro no território controlado por Kim Jong Un.

‘Em breve, pilhas de papel usado e lixo serão espalhados nas áreas de fronteira e no interior da RDC (Coreia do Sul)’, afirmou o vice-ministro da Defesa, Kim Kang Il, em um comunicado no domingo (26).

‘Clima de guerra’

Esta não é a primeira vez que Pyongyang lança propaganda no Sul, mas desta vez os ‘métodos são peculiares’, destacou Cheong Seong-chang, analista do Instituto Sejong.

‘Encontraram sacos cheios de papel higiênico, lixo e baterias chinesas’, disse à AFP. Algumas testemunhas também apontaram que detectaram ‘um cheiro característico dos balões. É provável que também tenham enviado fezes, fezes de animais’, acrescentou.

As relações entre as duas Coreias se deterioraram no último ano, com a suspensão de um acordo militar assinado em 2018 para conter as tensões na fronteira depois que Pyongyang lançou um satélite espião.

*Sob supervisão de Enzo Menezes



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...