Internacional

Queda de ônibus em abismo deixa 23 mortos no Peru – 29/04/2024 – Mundo

Um acidente de ônibus deixou ao menos 23 mortos e 15 feridos na noite de domingo (28) na região de Cajamarca, a cerca de 850 quilômetros de Lima, no Peru. O veículo capotou e rolou por um penhasco de mais de 200 metros.

Com mais de 50 passageiros, o ônibus seguia do distrito Sorochuco em direção a cidade de Cajamarca. O ônibus acabou na beira das águas do rio Sendamal, segundo imagens divulgadas nas redes sociais.

De acordo com autoridades locais, o ônibus transitava por uma estrada rural “repleta de buracos”. “Estamos na serra e a estrada é bastante acidentada, é um caminho de terra com buracos e o ônibus caiu em um abismo”, disse a promotora Olga Bobadilla à rádio RPP.

A polícia e os bombeiros trabalham no local do acidente para resgatar os corpos das vítimas, cujo número pode aumentar. Os feridos, entre eles o motorista do ônibus, foram levados ao hospital Celendín.

“Existe a possibilidade de que haja pessoas arrastadas pelo rio porque o fluxo é significativo”, disse Jaime Herrera, porta-voz do município de Celendín, à TV Peru.

Dezenas de familiares chegaram à delegacia de Sorochuco, a mais próxima do local do acidente, para reconhecer e recolher os corpos das vítimas resgatadas.

Segundo Herrera, o município irá averiguar as condições do veículo e se o ônibus se tinha autorização de segurança para transportar passageiros.

O prefeito de Celendín, Julio Chávez, pediu às autoridades uma “investigação exaustiva para determinar as causas do acidente”. O município ainda decretou luto por 48 horas.

De acordo testemunhas, no entanto, o acidente ocorreu por uma falha do motorista, disse à imprensa Hugo Uriarte, chefe da polícia de Celendín.

Os acidentes nas estradas peruanas são frequentes devido ao excesso de velocidade dos condutores, ao mau estado das vias, à falta de sinalização e à falta de controle por parte das autoridades.

O Peru registrou um total de 3.138 mortes por acidentes de trânsito em 2023, segundo o Ministério dos Transportes. A grande maioria dos acidentes, 70%, deve-se a fatores humanos como inexperiência ou cansaço do motorista.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...