Internacional

Milhares de pessoas protestam na Hungria contra o governo de Viktor Orbán

Artigo publicado originalmente em inglês

Alguns meios de comunicação social estimaram em cerca de 100.000 o número de participantes, o que faz desta uma das duas maiores manifestações políticas da oposição nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Dezenas de milhares de húngaros manifestaram-se no sábado contra o governo de Viktor Orbán, a convite do novo adversário do primeiro-ministro, Péter Magyar. A multidão encheu a praça principal de Budapeste.

Péter Magyar, de 43 anos, pertencia ao círculo mais restrito do partido no poder e estava casado com a antiga ministra da Justiça, Judit Varga. Mas, há dois meses, decidiu abandonar o partido e, desde então, tem vindo a agitar a paisagem política húngara.

Magyar quer derrubar o sistema de Orbán

Agora tem como objetivo derrubar o sistema de Viktor Orbán, no poder desde 2010. Dirigindo-se aos manifestantes, Péter Magyar acusou os meios de comunicação social e o Ministério Público de falta de independência, acusou o Governo de corrupção e disse que iria lançar um partido para participar nas eleições europeias de junho.

“Nós, húngaros, unimo-nos”, gritou para a multidão, apelando aos húngaros de todas as cores políticas para que se respeitem e trabalhem em conjunto para derrubar a atual elite política. Péter Magyar também criticou duramente os partidos tradicionais da oposição por não terem conseguido lutar contra o partido no poder nos últimos 14 anos.

Milhares de pessoas deslocaram-se a Budapeste para protestar contra Orbán

“Péter Magyar cumpriu a sua promessa”, explica o correspondente da Euronews, Zoltán Siposhegyi. “Não só a praça principal de Budapeste, mas também as ruas estreitas à sua volta estavam cheias de gente. O que é extraordinário é que não se via uma única bandeira ou cartaz da oposição. E, de facto, os oradores criticaram duramente não só o Governo do Fidesz (o partido de Orbán), mas também toda a elite da oposição”.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...