Internacional

Milei e Paraguai ‘substituem’ Bolsonaro na defesa de Israel na ONU

Nos últimos meses, o governo do Paraguai também modificou sua postura e tem votado contra resoluções na ONU que denunciem Israel. Em janeiro, Assunção ainda “rechaçou” as acusações apresentadas à Corte Internacional de Justiça apontando para um genocídio cometido por Israel em Gaza e insistiu sobre a “legítima defesa” do país contra os ataques terroristas.

Agora, o alinhamento do presidente Santiago Peña ainda acontece depois do início das negociações para a abertura do mercado dos EUA para a carne do país e do projeto de fortalecer a hidrovia com a Argentina de Milei.

No total, quatro resoluções foram votadas na sexta-feira no Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a situação palestina. Sob Lula, o Brasil rompeu com o posicionamento de Bolsonaro e apoiou a causa palestina. Em duas das quatro resoluções, o Itamaraty até mesmo passou a patrocinar os textos que denunciavam a ação de colonos israelenses e que defendia a autodeterminação do povo palestino.

Mas, durante o debate, a defesa vocal aos israelenses foi feita pela Argentina. Já o Paraguai se alinhou aos EUA e votou contra todas as resoluções que poderiam afetar os israelenses.

Num resolução que pedia que Israel fosse responsabilizado por crimes de guerra e crimes contra a humanidade, por exemplo, o governo Milei saiu ao apoio de Benjamin Netanyahu. Apenas seis governos adotaram tal postura. A resolução foi aprovada com 28 apoios, entre eles o do Brasil e do Chile.

A delegação argentina usou um argumento que fazia eco às falas das autoridades israelenses, de que o governo de Netanyahu tinha o direito de se defender e que o Hamas também precisa ser denunciado. O Paraguai também votou ao lado dos israelenses.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Maduro declara guerra às redes sociais

Nos últimos tempos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro, anteriormente conhecido por sua...

Internacional

Chinês sequestrado ao nascer reencontra pais depois de 37 anos

O reencontro de um homem de 37 anos, identificado apenas pelo sobrenome...

Internacional

Brasileira morre após cair do 17º andar de um prédio no Vietnã

A brasileira Rosimeiry Franco, de 30 anos, morreu após cair do 17º...

Internacional

Biden, 81, quer usar debate para mostrar capacidade para 2º mandato

Biden tem um andar lento, comete deslizes verbais e tem aparições públicas...