SaúdeSem categoria

Alerta: Goiás ‘caminha para epidemia de H1N1’

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nesta quarta-feira (6/04) que 10 casos do vírus H1N1 já foram confirmados em todo estado. Destes, cinco pacientes morreram. Com o aumento nos casos, o secretário Leonardo Vilela fez um alerta. “Estado de Goiás caminha para ter uma epidemia de H1N1, por isso antecipamos a vacinação, que é a medida profilática mais eficaz”, disse. Com isso, a imunização será feita a partir do próximo dia 12, e não mais no fim do mês.

Dos 10 casos confirmados de H1N1 no estado, três deles foram em Rio Verde, no sudoeste de Goiás e dois em Goiânia. Cachoeira Alta, Quirinópolis, Caldas Novas, Planaltina de Goiás e Ouvidor registraram um caso cada. Já as mortes aconteceram em Goiânia, Rio Verde, Caldas Novas, Planaltina de Goiás e Ouvidor.

Com o aumento nos casos, a secretaria vai começar a imunização de pessoas no chamado grupo de risco pelo sistema público de saúde no próximo dia 12 emGoiânia, Anápolis e Região Metropolitana. Já no restante do estado, a imunização será a partir do dia 18 de abril. A previsão inicial era que a vacinação começasse dia 30.

Poderão receber a dose gestantes, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabete, crianças de 6 meses a 5 anos e idosos a partir de 60 anos. “Esse grupo é prioritário porque 70% dos óbitos estão dentro desse grupo de risco”, disse o secretário.

Casos
Uma das mortes confirmadas foi a da gestante Débora Cristina Rosa, de 19 anos. A paciente morava em Caldas Novas, mas havia sido transferida e foi a óbito no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia.

Débora estava no 7º mês de gravidez. Ela começou a passar mal no dia 22 de março e procurou o Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Caldas Novas com febre, dor no corpo e tosse. Ela foi liberada, mas voltou a se sentir mal e retornou à unidade cinco dias depois. No dia 29, retornou com quadro mais grave e foi transferida ao HMI, mas não resistiu e morreu no mesmo dia.

Além dela, uma adolescente de 17 anos que morava em Rio Verde, e um idoso de 72 anos, que estava internado em um hospital particular de Goiânia, também foram infectados com o vírus e morreram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesSaúde

Goiás tem mais de 70 municípios com surto de diarreia aguda; veja lista

Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto da Doença Diarreica Aguda (DDA)....

CidadesSaúde

Goiânia entra na lista de cidades goianas com surto de diarreia aguda

Goiânia entrou na lista de cidades goianas com surto de diarreia aguda....

Saúde

Um em cada cinco pacientes em coma sabe o que está acontecendo ao seu redor, diz pesquisa

Um estudo liderado pelo neurologista Nicholas Schiff, do Weill Cornell Medical College,...

BrasilSaúde

6 em cada 10 brasileiros estão acima do peso, diz Datafolha

A maioria dos brasileiros (59%) está acima do peso, mas só 11%...