Cidades

Governo de Goiás lança licitação para aquisição de ônibus elétricos para a frota do Eixo Anhanguera

O governo de Goiás publicou recentemente um edital para a aquisição de 114 ônibus elétricos para a frota do Eixo Anhanguera, em Goiânia. O objetivo é substituir por completo os modelos atuais e interligar a capital às cidades de Goianira, Senador Canedo e Trindade.

De acordo com o edital, os ônibus elétricos devem ter capacidade mínima para 145 passageiros, sendo que pelo menos 50 deles devem ser assentos. A articulação é importante para garantir a interligação entre os vagões dos ônibus. Além disso, a bateria deve ter autonomia mínima de 200 kg por carga e o veículo deve estar equipado com dispositivo que permita o embarque e desembarque de passageiros cadeirantes.

Outra demanda do edital é que os ônibus sejam climatizados, com tomadas para carregamento de celulares em cada assento e sinal de Wi-Fi gratuito. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou que a aquisição dos ônibus elétricos representa o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e com todas as condições de conforto para os cidadãos.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico e terá um contrato de 16 anos. A empresa vencedora será responsável pela manutenção integral dos veículos, pela implantação e instalação da infraestrutura de recarga e suporte, bem como pela adaptação da estrutura da oficina e garagem da Metrobus. O processo licitatório ocorrerá de forma eletrônica, pelo critério do menor preço, e o valor máximo global estimado é de R$ 1,54 bilhões, ao longo de 16 anos de contrato, incluindo a manutenção da frota, locação dos carregadores e adaptação da infraestrutura de carregamento dos ônibus.

Interessados em participar da licitação devem enviar suas propostas no sistema eletrônico www.comprasnet.go.gov.br até o dia 27 de março de 2023.

Vale lembrar que em junho de 2022, o Tribunal de Contas de Goiás (TCE) suspendeu uma licitação anterior para contratação de empresa que forneceria ônibus elétricos para a Metrobus. No entanto, em outubro, o processo foi liberado após uma reunião entre representantes do TCE e da Metrobus para resolver a questão.

Artigos relacionados

CidadesDestaque

Casal e bebê morrem ao pular do apartamento em chamas em Valparaiso

Um casal e um bebê morreram após pular do sétimo andar do...

CidadesSaúde

Goiás tem mais de 70 municípios com surto de diarreia aguda; veja lista

Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto da Doença Diarreica Aguda (DDA)....

Cidades

Incêndio em canavial mata trabalhador e deixa outros três feridos

Um incêndio matou um trabalhador e deixou outros três feridos em um...

Cidades

Acidente na BR-414 deixa um morto e dois feridos

Um acidente envolvendo três motocicletas de alta cilindrada, matou uma pessoa e...