Cidades

Prefeitura de Goiânia vai testar uso de carros elétricos no serviço público

Goiânia – Inspirada na realidade de Brasília e do Paraná, a  Prefeitura de Goiânia quer usar carros elétricos no serviço público. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão do governo federal ligado ao Ministério da Indústria e Comércio, cederá dois veículos do tipo pelo período de 30 dias para ambientação dos servidores e os testes vão começar a ser feitos. O objetivo do projeto é incentivar o uso de carros elétricos e a instalação de pontos de reabastecimento nas cidades brasileiras.
“O compartilhamento de veículos, principalmente os que utilizam energia verde, é o futuro. É uma questão de consciência ambiental e também de economia de recursos públicos, uma vez que reduz a utilização de combustíveis fósseis. Estamos estudando, analisando o melhor caminho para essa transição”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
“O Brasil tem grande potencial para adotar um modelo de mobilidade com base na eletromobilidade. E o caminho é começar pelas cidades. O uso de carros elétricos é um dos alicerces das cidades inteligentes e sustentáveis”, ressalta o presidente da ABDI, Igor Calvet.
Na primeira etapa, a agência emprestará dois veículos por 30 dias para que os servidores possam conhecer o funcionamento dos automóveis. Neste período, também serão instalados carregadores no Paço Municipal. Estabelecida a parceria, os veículos ficarão à disposição dos servidores para se deslocar entre os órgãos municipais. Basta reservar o carro por meio de um aplicativo de gerenciamento desenvolvido especificamente para órgãos públicos.
“O objetivo do projeto é estimular a adoção de veículos elétricos e multiplicar os pontos de carregamento nas cidades brasileiras”, explica Tiago Chagas Faierstein, gerente de Novos Negócios da ABDI.
Veículos
Os automóveis que serão disponibilizados para a prefeitura de Goiânia são do modelo Twizy, da marca Renault. Ele é totalmente elétrico, com duas vagas (motorista e carona). O carro possui autonomia para percorrer 100 quilômetros sem recarregar, a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora.

Artigos relacionados

CidadesDestaque

Casal e bebê morrem ao pular do apartamento em chamas em Valparaiso

Um casal e um bebê morreram após pular do sétimo andar do...

CidadesSaúde

Goiás tem mais de 70 municípios com surto de diarreia aguda; veja lista

Trinta porcento das cidades de Goiás estão com surto da Doença Diarreica Aguda (DDA)....

Cidades

Incêndio em canavial mata trabalhador e deixa outros três feridos

Um incêndio matou um trabalhador e deixou outros três feridos em um...

Cidades

Acidente na BR-414 deixa um morto e dois feridos

Um acidente envolvendo três motocicletas de alta cilindrada, matou uma pessoa e...