Goiás

Goianos já podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

O estado de Goiás já começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O processo teve início no município de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, com a entrega do documento no formato físico. O novo modelo é mais seguro e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação do cidadão.

Além dessa cidade, há pontos em três municípios no estado nos quais moradores podem se dirigir para emitir o novo documento: nas unidades Vapt-Vupt da Praça Cívica, na capital Goiânia; no Anashopping, em Anápolis e, ainda, no posto da prefeitura de Alexânia.

Lançada em junho de 2022, atualmente, a nova Carteira de Identidade Nacional já começou a ser emitida também no Acre, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os outros estados vão iniciar a emissão gradativamente, seguindo cronograma próprio. A substituição do documento na versão antiga é feita de forma gratuita. O modelo antigo continua válido até 2032.

SEGURANÇA

A nova Carteira de Identidade Nacional conta com QR Code, que confere maior segurança e que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão. Dessa maneira, é possível perceber sua autenticidade, se foi furtada ou extraviada. Com isso, o documento se consagra como um dos mais seguros do mundo.

Ainda, ter o CPF como único número de identificação deverá evitar a prática de crimes e fraudes, pois impedirá a pessoa de possuir outros Registro Gerais RG) em diferentes estados, como era possível com o modelo anterior. Com a unificação da base de informações no Ministério da Justiça e Segurança Pública, os cidadãos terão os dados protegidos, podendo saber se houve alguma consulta às suas informações e por qual motivo. Isso também vale para quem precisar fazer a consulta, pois terá a segurança de uma base de dados confiável, validada por órgão federal.A nova CIN está disponível em duas versões: a digital, que pode ser acessada pelo aplicativo do Portal Gov.br; e a física, para assegurar cidadania aos brasileiros que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. A versão digital só poderá ser acessada após a emissão da física.

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Goiás pode registrar temperaturas de até 40° C

A temperatura em Goiás pode subir consideravelmente, de acordo com o Centro...

Goiás

Caiado participa de Fórum Empresarial, no Rio de Janeiro

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participa nesta sexta-feira (16/8) da 23ª...

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

GoiásSaúde

Influenza faz quinta vítima em Goiás: uma mulher de 43 anos

Uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha...