Brasília – Uma nova frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical, vai provocar mudanças significativas no clima do Brasil entre esta quinta (7/8) e sexta-feira (8). A frente será seguida por uma forte massa de ar polar continental, que avançará pelo país e causará queda acentuada nas temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em parte da Região Norte.
Em Goiás, os termômetros devem despencar já no início da próxima semana, com previsão de frio mais intenso nas madrugadas, conforme aponta a Climatempo. A massa de ar polar atingirá o estado com força a partir de domingo (10), com maiores efeitos sentidos no amanhecer de segunda-feira (11).
Segundo a empresa de meteorologia, a queda de temperatura poderá ser expressiva e durar por vários dias. “O ar polar deve ganhar mais força e espalhar ar frio para mais áreas do País entre domingo e segunda-feira, provocando também friagem em regiões do Norte e reduzindo significativamente as temperaturas em Mato Grosso e Goiás”, afirma a Climatempo.
Onda de frio pode ser uma das mais intensas do ano
Essa será possivelmente a quinta onda de frio registrada no Brasil em 2025. A Climatempo está monitorando o fenômeno para confirmar se os critérios técnicos serão atendidos — como mínimas 5°C abaixo da média climatológica por cinco dias consecutivos em diversos municípios, incluindo áreas de Goiás.
Além disso, a queda de temperatura deve ser acompanhada por tempo seco em grande parte do Centro-Oeste, aumentando a amplitude térmica — ou seja, grandes variações entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do dia.
Impactos em outras regiões
Enquanto Goiás se prepara para dias frios, o Sul do Brasil será o primeiro a sentir os efeitos da frente fria, já a partir desta sexta-feira. A previsão indica sensação de frio intensa nos três estados da região, com geadas amplas e até possibilidade de chuva congelada nas áreas de maior altitude de Santa Catarina.
O Sudeste e o restante do Centro-Oeste também sentirão os impactos da frente fria, assim como parte do Norte, onde há previsão de friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.