In this photo released by U.S. Geological Survey, ash plume rises above the Puu Oo crater, on Hawaii's Kilaueaa Volcano Thursday, May 3, 2018 in Hawaii Volcanoes National Park. Nearly 1,500 residents were ordered to evacuate from their volcano-side homes after Hawaii's Kilauea Volcano erupted, sending molten lava to chew its way through forest land and bubble up on paved streets. (U.S. Geological Survey via AP)

O governo do Havaí, a ilha norte-americana na costa leste do Pacífico, ordenou na noite dessa quinta-feira (3) a saída obrigatória de moradores de uma região do estado chamada de “Big Island.” (grande ilha), porque o vulcão Kilauea entrou em erupção.  Segundo as autoridades locais, pelo menos 1.800 pessoas receberam ordem de evacuação obrigatória.

O governador David Ige afirmou que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências.  A área isolada tem quase 6.400 hectares.

A defesa civil afirmou hoje que não recebeu até o momento a informação de feridos ou de pessoas que não tenham atendido ao chamado de saída.

Entretanto a lava do vulcão já causou danos em propriedades na área afetada pela erupção.  A imprensa local mostra que a várias árvores foram incendiadas e queimadas pela descida da lava e do fogo. Imagens aéreas mostraram o caminho que percorreu até atingir a zona construída da região.

O vulcão Kilauea entrou em erupção ainda durante a tarde dessa quinta-feira, já noite no Brasil.   Alguns vídeos postados por internautas mostraram o magma sendo lançado das fendas do vulcão, que provocaram também rachaduras em avenidas.

Além dos incêndios, outra preocupação da defesa civil é com relação à qualidade do ar, há alta concentração de dióxido de carbono pelas queimadas e enxofre.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e fica dentro do parque Nacional dos Vulcões do Havaí.  Desde a segunda-feira (30) o vulcão já dava sinais de atividade, devido aos pequenos tererremotos de intensidade leve, que foram registrados na região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos foram registrados 250 terremotos na escala  Richter nos últimos quatro dias. O último deles, na quinta-feira, antes da erupção chegou a 5ºC na escala Richter.

O Havaí possui 5 vulcões, a maioria deles, considerados extintos por que não entram em erupção há mais de 200 anos. O Kilauea, por sua vez, está em plena atividade. Segundo o Parque Nacional de Vulcões da ilha, houve pelo menos duas erupções grandes na região além desta, uma em 1924 e outra em meados de 1955.

1 Visitas hoje!
24 Total de visitas!

Responder

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui