Profissionais da saúde pública de Edealina (GO) serão treinados nos dias 30 e 31 de março para operarem os novos equipamentos entregues ao Hospital Municipal Elias Aguiar e Silva. A capacitação será feita pela equipe técnica da empresa fabricante dos aparelhos. Os equipamentos, um raio x, um digitalizador de imagens e um ultrassom, foram adquiridos e doados pela Votorantim Cimentos, que investiu mais de R$ 300 mil na compra dos aparelhos. A medida faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a empresa e a administração municipal.

Segundo o gerente de projetos da Votorantim Cimentos em Edealina, Rafael Toppel, a empresa adquiriu os aparelhos seguindo as indicações dos próprios profissionais de saúde do município. “Buscamos contribuir com o bem-estar e desenvolvimento das comunidades e, para isso, estamos sempre atentos às demandas locais. Essa iniciativa é um investimento de longo prazo em prol da melhoria da qualidade de vida da população, já que os novos equipamentos irão ajudar o atendimento médico-ambulatorial”, afirmou.

Antes da aquisição dos aparelhos de imagens, pacientes com fraturas que precisavam se submeter a raio x em Edealina tinham que se deslocar para outros locais, já que nenhuma cidade da região dispunha de aparelho específico e digitalizador. Já o ultrassom contribuirá para dobrar os exames que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são atualmente 70 por mês. “Somos muito gratos pela Votorantim Cimentos nos apoiar na execução de projetos e ações que visam beneficiar a população. A doação de equipamentos para o hospital municipal é um alívio para o nosso povo, que poderá reduzir o desconforto e a despesa com viagens para fazer exames em outras cidades”, ressaltou o prefeito de Edealina, João Batista Gomes Rodrigues.

Tecnologia de ponta Para receber os novos aparelhos doados pela Votorantim Cimentos, a Prefeitura de Edealina fez reformas no hospital municipal para atender à legislação vigente, que determina adequações em salas que abrigam equipamentos radiológicos e de ultrassom.

Já o aparelho de raio X é do modelo Altus ST543. Composto por gerador de alta tensão, mesa de diagnóstico, estativa porta tubo, tubo de raios X e buck mural, o conjunto radiológico permitirá examinar todas as regiões anatômicas dos usuários, especialmente o tórax, abdômen, crânio, coluna, além de exames de extremidades.O digitalizador de imagens, por sua vez, é da Carestream/Kodak. O aparelho será utilizado para capturar imagens em écrans de fósforo, com geradores de raios-x convencionais. Também possui capacidade para modificar imagens e sua orientação, registrar e corrigir informações de pacientes e exames, além de armazenar, acrescentar e criar grupos de imagens, entre outras funções.

O Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Votorantim Cimentos com a Prefeitura de Edealina contempla ainda as construções de Unidades Básicas de Saúde, sendo uma em Edealina e outra em Edéia. Com investimentos de mais R$ 2 milhões de reais, as obras estão em fase de acabamento e serão entregues no mês de abril. A Votorantim Cimentos se responsabilizou pela construção de toda a estrutura física, elétrica e hidro sanitária, priorizando fornecedores e mão de obra local. Já a aquisição de mobiliário, equipamentos e mão de obra são responsabilidades das prefeituras.

Sobre a Votorantim Cimentos Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Informações para a imprensa: Oficina de Comunicação (62) 3225-4899 Sirlene Milhomem (62) 8176-0297 sirlene@oficinacomunica.com.br  Rosana Terra (62) 8207-5297 rosana@oficinacomunica.com.br
1 Visitas hoje!
3 Total de visitas!
COMPARTILHAR

Responder

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui