Lar Goiás Pela primeira vez em Goiás, mulher assume comando de batalhão do Corpo de Bombeiros Militar
Goiás

Pela primeira vez em Goiás, mulher assume comando de batalhão do Corpo de Bombeiros Militar

A major Helaine Vieira dos Santos vai se tornar a primeira mulher a comandar um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Na próxima terça-feira (21) ela assume, às 9h30, o comando do 2º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, até então exercido pelo major Ézio Antônio de Barros.

O quartel tem em sua área de atuação bairros importantes da capital como Campinas e Setor Rodoviário e toda região Noroeste. Estarão diretamente sob seu comando cerca de 100 bombeiros militares. “Assumir o comando do 2º Batalhão representa também a conquista de todas as mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar, em especial as pioneiras”, explica, referindo-se às colegas que ingressaram no primeiro curso de formação de soldados, em 2000, e no primeiro curso de oficiais mulheres, em 2002.

Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em segurança pública e direitos humanos, a major Helaine ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar, em 2001, como soldado. Em 2002, foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais, no primeiro concurso que admitiu a presença feminina. Formou-se aspirante em 2004 e coordenou no ano seguinte a formação dos novos soldados.

Com passagens como diretora Financeira na Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social da Corporação, e subcomandante da Companhia Bombeiro Militar de Trindade, em 2012, ela aceitou o desafio de inaugurar e comandar o quartel do CBMGO em Aruanã. Desde 2013, ela exerce a função de chefe da sétima seção do Estado Maior Geral, sendo também a primeira mulher a ocupar a função.

Segundo o comandante-geral do CBMGO, Coronel Morais, a escolha para comandar o 2º BBM não poderia ser mais acertada. “A major Helaine sempre foi muito dedicada à corporação. É altamente capacitada e tenho certeza que fará um ótimo trabalho”, disse. Com a chegada da major ao comando do 2º BBM, o CBMGO passa a contar com duas mulheres a frente de unidades operacionais. Desde 2012, a major Selma Eurípedes Alves comanda a Companhia Independente Bombeiro Militar de São Luís de Montes Belos.

Passagem de comando do 2º BBM
Data: Terça-feira, 21, às 9h30
Local: Auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Avenida Atílio Correia Lima, nº 1.223, Cidade Jardim (ao lado do IML)
Informações para a imprensa: 3201-2030.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CidadesGoiás

Em paralisação, prefeitos “pedem socorro” estadual após queda de arrecadação provocada por mudança no ICMS

Prefeitos de municípios goianos, que participam de paralisação em protesto contra o...

GoiásSaúde

Influenza faz quinta vítima em Goiás: uma mulher de 43 anos

Uma mulher de 43 anos, que morava em Iporá e não tinha...

CidadesGoiás

Governo endurece medidas para conter massacres em escolas do estado

Para conter o avanço das ameaças e ataques a escolas em Goiás, o...