Lar Cidades BRF dá férias coletivas para 2,3 mil funcionários em Rio Verde
Cidades

BRF dá férias coletivas para 2,3 mil funcionários em Rio Verde

Dispensa vai ocorrer de forma intercalada, por turno, a cada 30 dias. Ministério diz que situação segue ‘inalterada’ por parte da UE, que continua sem comprar o frango da empresa.
Brasil Foods (BRF), maior produtora de frango do mundo, deu férias coletivas para 2,3 mil funcionários, a partir desta segunda-feira (14), na unidade de Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. A medida havia sido anunciada em abril, após decisão da União Europeia de proibir 12 frigoríficos da empresa de exportar para a região.

Segundo comunicado enviado à g1, as férias coletivas ocorrem de forma intercalada, por turno de serviço. A dispensa afeta os funcionários da linha de abate de aves.

“A medida será aplicada em momentos distintos, já que a referida linha opera com três turnos. Portanto, as férias serão intercaladas, ou seja, enquanto dois turnos estiverem operando, um estará em férias”, diz o comunicado divulgado pela assessoria de imprensa.

Em nota ao G1, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que a situação “segue inalterada por parte das autoridades sanitárias europeias (governo)” e que a União Européia “não está comprando carne das unidades da BRF.”

Além de Rio Verde, a empresa colocou funcionários de outros três frigoríficos em férias coletivas: Capinzal (SC), Carambeí (PR) e Toledo (PR).

Dona das marcas Sadia e Perdigão, a BRF é a maior exportadora de carne de frango do mundo, com vendas em cerca de 150 países. Possui mais de 50 fábricas em oito países e cerca de 100 mil funcionários.

Funcionários entrarão de férias coletivas de forma intercalada.Anúncio das férias coletivas
A empresa anunciou as férias coletivas no dia 4 de abril, como uma forma de ajustar a produção da BRF “diante da nova realidade”.

“Diante desta nova realidade, a BRF iniciará a revisão de seu planejamento de produção, que já considera o regime de férias coletivas em quatro de suas unidades: Capinzal (SC), Rio Verde (GO), Carambeí (PR) e Toledo (PR). Ainda é prematuro prever o impacto dessa revisão, dada a complexidade da cadeia produtiva na qual a BRF está inserida”, disse a empresa em nota à imprensa.

Em comunicado posterior, a companhia informou que já tinha ajustes previstos nas unidades de Mineiros (GO), Capinzal (SC), Rio Verde (GO) e Carambeí (PR) diante da suspensão temporária da exportação determinada em março pelo Ministério da Agricultura. A unidade de Toledo teve férias coletivas anunciadas devido às medidas da UE.Comércio com a União Europeia
Em meados de março, o Ministério da Agricultura interrompeu temporariamente a produção e certificação sanitária de 10 unidades da BRF que exportam do Brasil para a União Europeia, após a empresa ter sido alvo de uma nova fase da operação Carne Fraca da Polícia Federal.

O impacto da liberação na retomada das exportações dessas unidades, entretanto, é incerto, uma vez que a União Europeia planejava bloquear as exportações de unidades exportadoras da BRF e de outras plantas brasileiras para o bloco comercial, segundo disse na véspera o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Fonte G1

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cidades

Por iniciativa do deputado Clécio Alves, Assembleia Legislativa rende homenagem aos 15 anos da Igreja Esperança

Em sessão solene realizada na noite dessa segunda-feira, 15, no Plenário Iris...

Cidades

Matéria do deputado Virmondes Cruvinel exalta relevância educacional da robótica

Reconhecer a robótica como esporte de competição e de relevância educacional é...

Cidades

Deputado Galindo anuncia R$ 5,3 milhões em emendas impositivas para a educação de Trindade

Na última sexta-feira, 12, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) marcou presença...

Cidades

Saneago realiza o encontro anual de gestores em Goiânia

A Redação Goiânia-  A Saneago realiza o Encontro Anual de Gestores 2024,...